EMEB "ARCHIBALD REHDER"

EDUCAÇÃO - Quinta-feira, 05 de Maio de 2022


EMEB

 

OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO PERMANENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL

 

Com o propósito de analisar a formação de professores da Educação Infantil, e a própria formação do formador, nosso município tem, em acordo com o NEPP/Unicamp, pesquisado e investigado as contribuições da abordagem educativa de Reggio Emilia/Itália. Dessas pesquisas, manifestam-se muitas e novas reflexões sobre as atribuições docentes na Educação Infantil.

A inspiração nesta abordagem contribui para que possamos nos (re)-descobrir dentro de nossa identidade mocoquense de forma mais coletiva, compartilhada e especialmente autoral. Acreditando principalmente na criança rica em potencialidades, competente e cheia de curiosidades por novos conhecimentos, precisamos contar com educadores altamente potentes e compromissados.

Nesta manhã, nosso território de formação foi uma de nossas escolas, a EMEB “Archibald Rehder”, onde diretoras e coordenadoras se relacionaram intensamente com as possibilidades de uma prática educativa original e democrática. Criar e potencializar um espaço de aprendizagem para o desenvolvimento das crianças exige muita responsabilidade, conhecimento, disposição e especialmente, parafraseando Malaguzzi, “a certeza de nunca estarmos certas demais.”

Precisamos pensar abertamente no cotidiano da escola de Educação Infantil, nos concentrarmos no conceito de formação permanente, buscando compreender a necessidade e importância de tal formação no cotidiano vivido por professores e professoras da educação infantil, e assim entender todos os desafios que ela carrega, a fim de apreender as possibilidades que provém desse caminho.

 

Mococa, cidade que valoriza a Educação!

 

Ana Claudia S. Geraldo
Coordenadora da Ed. Infantil Municipal

 

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Mococa