BRINCAR OU APRENDER?
O QUE OS BEBÊS FAZEM COM LUZES E SOMBRA
Desde muito pequenas, as crianças se encantam com a luz e prestam muita atenção às sombras e seus movimentos. Elas aprendem enquanto brincam, pesquisam ao mesmo tempo em que se encantam, comunicam ao se expressar, e vivem momentos únicos, inesquecíveis, que jamais voltarão.
Luzes e sombras despertam o encantamento, a emoção, trazem a poesia guardada dentro de cada um. O escuro mostra a intensidade, a transparência, sugere formas, imagens, movimentos, que por vezes são fortes, e outras, bem serenas. Esse contraste é utilizado para encantar, sentir e fazer sonhar.
Por isso as crianças são fortemente atraídas por esse jogo de luzes, cores e sombras, como as crianças do Berçário das professoras Roberta da Silva Faria Rodrigues e Ana Paula Miranda Pereira, na EMEB “Archibald Rehder” (Diretora: Claudia Queiroz Pereira e Coordenadora: Prof. Sara Coelho), que experimentaram como uma fonte de luz pode chamar-lhes a atenção, e como o simples “acende e apaga” se transforma numa divertida brincadeira.
Não foram necessários materiais sofisticados, mas um contexto bem planejado, que convida, abre oportunidades e revela a descoberta. Com o uso simples de um rolo de fita, um papel transparente colorido com canetas hidrocor e a luz de um aparelho celular, que possibilitou a criação, a exploração e compreensão, inclusive permitindo a vivência de um processo científico com as cores, inusitado para crianças tão pequenas.
Ana Claudia S. Geraldo
Coordenadora da Ed. Infantil Municipal
Mococa