EMEB “Profª Hermelinda Vieira” traz Danças Circulares para os alunos
As danças circulares são danças coletivas que tem como propósito a integração e fortalecimento da empatia e pertencimento do grupo. Remontam a manifestações de povos de todas as etnias e épocas, que celebram rituais de colheita, festas de passagem, nascimento, morte e de respeito à mãe natureza. A sistematização dessas danças se estabeleceu nos anos 1970, com o pedagogo, músico e bailarino prussiano, Bernhard Wosien.
As pessoas — de todas as idades — se dispõem em círculos e são realizadas coreografias, geralmente acompanhadas por um tambor, que define o ritmo e o pulso. Cada uma das pessoas coloca sua intenção e energia na roda, oferecendo o melhor de si em busca de uma unidade conjunta.
As professoras Adriana Valença e Andreia Alves, dentro de um projeto de cuidar da praça da Paróquia de Santa Luzia, trouxeram a professora de Música e Danças Circulares Ana Paula Rotundo, para uma apresentação de uma dança para as crianças da Emeb Hermelinda nesta manhã ensolarada de sexta feira, 27/05/2022.
Cantando músicas próprias, criadas em conjunto em sala de aula, as professoras incentivaram os alunos a se expressarem tanto musical quanto gestualmente, exaltando a natureza, os elementos e os sentimentos cidadãos de limpeza e cuidado com a praça.
Ana Paula ensinou a dança e a letra de uma música de povos centroamericanos e as crianças cantaram com muita alegria e prazer.
Por fim, a professora Adriana Valença apresentou outra música, que falava sobre o cuidado e zelo com a praça onde os alunos costumeiramente interagem.
A praça é da criança
A praça é da criança
Não jogue o lixo na praça da criança
Lixo é no lixo, a praça é da criança
Vamos manter limpo esse espaço natural!
Parabéns às professoras e à diretora, Rafisa Roberta, da EMEB “Profª Hermelinda Vieira”, pelo incentivo a mais um projeto cidadão!
Mococa, cidade que valoriza a Educação!
Mococa