CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE PALESTRA SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA
A Secretaria de Educação de Mococa, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mococa, participou na correalização da palestra pública “Descomplicando os direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, promovida na Câmara Municipal de Mococa pela Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos, presidida pelo vereador Thiago Colpani.
O evento ocorreu nesta última quinta-feira, 11 de abril, mês de Conscientização Mundial do Autismo.
A palestra foi ministrada pela Dra. Cristiany de Castro, presidente da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, especialista em direito da pessoa com deficiência e Mestre em Desenvolvimento Regional. A palestra contou com a participação de vários profissionais da Educação, escolas da rede pública e privada, mães e familiares de pessoas com autismo, de profissionais da Instituição APAE e outras Instituições privadas que trabalham no atendimento de pessoas com TEA, além de outras autoridades como Polícia Militar e Tiro de Guerra.
A Dra. Cristiany, além de reafirmar direitos e deveres preconizados por leis e políticas públicas, essencialmente que a pessoa com TEA tem os mesmos direitos que as pessoas com deficiência, trouxe informações e reflexões muito válidas para todos os presentes enquanto cidadãos, porque a inclusão também se faz no cotidiano, com todo e qualquer membro da sociedade.
Se atualmente, cerca de 10% da população brasileira se encontra no Transtorno do Espectro Autista, você já parou para pensar quantos amigos com deficiência você tem? Com quantos trabalha ou gostaria de trabalhar?
Encontros e reflexões como essas propostas pela Dra. Cristiany, são de fundamental importância para se dar visibilidade à inclusão, em todos os aspectos e serviços que compõem o município e toda e qualquer sociedade que almeja ser para TODOS.
“Mas o grande desafio é a mudança de mentalidade, na perspectiva de respeito à dimensão existencial do outro. Mais do que leis, precisamos mudar mentes e corações” (Pablo Stolze).
Por Lucimara Mesquita - Coordenadora Educação Inclusiva - Secretaria Municipal de Educação
Mococa