EDUCAÇÃO INCLUSIVA É TEMA DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE APOIO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Rede Municipal de Educação de Mococa vem trabalhando com muita seriedade na defesa da educação inclusiva.
Acreditamos na educação que acolhe a todos, incondicionalmente, sem pretensão de hierarquizar saberes ou definir padrões de estudantes.
Sabemos que são inúmeros os desafios que envolvem o ensino, a interpretação da deficiência e a prática cotidiana na perspectiva da educação inclusiva.
Também reconhecemos a dedicação das escolas municipais e dos nossos professores, profissionais de apoio e gestores no trabalho de assegurar uma educação para todos.
Temos nos dedicado aos estudos e formações a fim de aprofundar conhecimentos e troca de ideias nesse processo de construção que ainda necessita de muita dedicação, investimento e estudos.
No intuito de investir na formação permanente dos professores, tivemos na quarta-feira, 19/06, um encontro para todos os docentes da Rede Municipal com a Profa. Dra. @Roberta Rocha Borges e o Prof. Me. Murilo Braga, ambos da Unicamp, para um diálogo na temática da educação inclusiva e refletimos sobre a complexidade que envolve uma escola onde todos têm a oportunidade de aprender de acordo com suas capacidades, com respeito e dignidade.
Muitas questões foram levantadas pelos professores, o que nos faz questionar os dilemas que permeiam a definição inclusiva da educação, nos convocando a combater concepções de ensino e práticas escolares que seguem na contramão do que pretendemos. Nosso objetivo é criar acesso e construir a escola que queremos para todos.
Assim, continuaremos perseguindo a complexidade da educação escolar na perspectiva inclusiva, lançando sementes e acompanhando o desenvolvimento, caso por caso, aluno por aluno, criança por criança; afinal, assim como as sementes não se repetem, a vida humana tem seu crescimento próprio, é singular e única. Conjuntamente seguiremos enquanto rede acreditando na educação inclusiva como pilar de sustentação pedagógico e educativo do nosso trabalho.
Agradecemos a generosidade dos pesquisadores da Unicamp e de todos os participantes.
A concretização de um sistema educacional público e inclusivo é um desafio permanente, porém o esforço coletivo cria um conjunto de condições políticas, comunitárias e pedagógicas que vão superando a segregação e o pensamento capacitista, impactando o direito à educação das pessoas com deficiência em um sistema educacional inclusivo.
Por
Cynthia Trepodoro- Gestora do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Mococa
Lucimara Mesquita- Coordenadora - Educação Inclusiva
Mococa, cidade que valoriza a Educação!
Mococa